O ESPORÃO DO CALCANHAR

A doença popularmente conhecida como “Esporão do Calcanhar” é tecnicamente chamada de Fasciíte Plantar.

A Fasciíte Plantar é uma inflamação que acomete a fáscia plantar. Esta fáscia é um tecido de baixa elasticidade que atravessa a camada profunda da planta (sola) dos pés, sendo uma das responsáveis pela formação do arco plantar (curvatura dos pés). A fáscia plantar está intimamente ligada ao osso do calcanhar (calcâneo) e nele exerce uma força de tração.

O quadro clínico típico da fasciíte é a dor sob o calcanhar, muitas vezes descrita como “uma agulhada”, que ocorre ao pisarmos no chão após algum período de repouso. Assim, muitos pacientes sentem dor intensa no primeiro passo após se levantarem da cama pela manhã.

É muito comum que o paciente procure um ortopedista que, após solicitar uma radiografia, informa que este possui um “esporão no calcanhar”, que é realmente visível ao raio X. O fato é que o “esporão” visto na radiografia é apenas uma reação do osso calcâneo à tração exercida pela fáscia plantar e não a real causa da dor! A verdadeira causa da dor é a inflamação da fáscia plantar.

O tratamento não cirúrgico é o de preferência, apresentando bons resultados em aproximadamente 90% dos casos. Durante o tratamento podem ser usados anti-inflamatórios, fisioterapia, palmilhas, infiltrações e até a mais recente novidade chamada “Terapia por Ondas de Choque”.

O tratamento cirúrgico é exceção. É reservado para casos onde todos os outros métodos falharam e, mesmo assim, só dá bons resultados em 80% dos casos operados.

Para maiores orientações, procure seu Ortopedista.

R. Joaquim Floriano, 466 - Cj. 1014 - Itaim Bibi - São Paulo-SP (esquina com a R. Bandeira Paulista).

Tel/fax: 2165.2384 - 96307.5857 | e-mail: dr.andredonato@gmail.com